Árbitro

Árbitro

Ser arbitro de basquetebol é desafio aliciante.

A Associação de Basquetebol de Braga e o Conselho de Arbitragem estão sempre à procura de potenciais árbitros e há um caminho árbitro definido, se estiver disposto a dar o próximo passo.

 

Como posso ser árbitro?

Se quiser ser árbitro de basquetebol, a primeira coisa que deve fazer é entrar em contacto com o Conselho de Arbitragem Distrital de Braga através do emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Você vai então ficar referenciado para a participação no curso de novos árbitros que anualmente se realizam no distrito de Braga. Estes cursos decorrem em 3 fases. A 1ª fase - Formação inicial - é normalmente realizada durante um fim de semana, e incluem sessões teóricas, práticas e físicas. Tudo o que precisas é de um apito, livro de regras e muita vontade em aprender. A 2ª fase, consiste em formação prática, dirigindo jogos dos campeonatos regionais, ao longo de cerca de 4/5 meses. A 3ª fase - Formação Final - é a avalição final do trabalho realizado anteriormente, com a realização de formação teórica, prática e física. Tal como na formação inicial esta formação também decorre durante um fim de semana.

Compete ao Conselho de Arbitragem Distrital a responsabilidade pela formação e acompanhamento/aconselhamento ao longo da carreira.

 

Existem várias categorias de árbitros?

Uma vez completada a formação final, estás apto para arbitrar jogos regionais. Mediante a tua evolução, poderás ser proposto pelo Conselho de Arbitragem Distrital para concorrer aos quadros de arbitragem nacional.

Existem 2 tipos de árbitros nacionais. Os árbitros nacionais de 2ª categoria, que podem dirigir jogos seniores até à 1ª divisão masculina e Liga Feminina. Depois há os árbitros nacionais de 1ª categoria, topo da carreira nacional. Estes árbitros podem dirigir jogos da Liga Masculina e Proliga.

Os melhores árbitros nacionais de 1ª categoria poderão ser indicados para a participação em formação tendo em vista a obtenção da categoria Internacional, atribuído pela FIBA. Compete ao Conselho de Arbitragem Nacional proceder à sua indicação, mediante disponibilidade de vagas. Estes árbitros depois de aprovados estarão aptos a dirigir jogos das competições internacionais de clubes e seleções.

Resumindo:
- Arbitro Jovem/Regional
- Árbitro Nacional 2ª Categoria
- Árbitro Nacional 1ª Categoria
- Árbitro Internacional

 

Quero obter mais informações?

Para mais informações, contacta o Conselho de Arbitragem Distrital pelo emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.ou a Associação de Basquetebol de Braga pelo mailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Log in