Estatístico

Estatístico

A Associação de Basquetebol de Braga está sempre à procura de voluntários por forma a melhorar a informação sobre os jogos. 

 

Quem é o Estatístico?

Um estatístico de basquetebol é o responsável por gravar todas as ações para ambas as equipas durante um jogo. São necessários pelo menos dois estatísticos em cada jogo - um (o caller) dita toda a acção em campo para o segundo estatístico (o operador de computador), que insere essas ações num computador. Em determinadas competições, pode estar presente um terceiro estatístico (o observador), sendo o seu papel o de clarificar ou pegar ações perdidas pelo chamador.

Os estatísticos estão geralmente ligados aos clubes e são chamados aos jogos em casa das suas equipas. No entanto, não é invulgar alguns estatísticos fazerem jogos de outros clubes ou provas nacionais ao longo da época.

 

Porquê ser Estatístico?

  • É divertido
  • É uma boa forma de se manter ligado ao jogo, além de jogador, treinador ou árbitro
  • Aprender e apreciar mais sobre o jogo de basquetebol
  • Conhecer pessoas com os mesmos interesses
  • Não é uma posição que ocupe muito tempo livre nem grandes responsabilidades

 

Como posso ser Estatístico?

A Associação de Basquetebol de Braga quer criar um corpo de estatísticos ligados aos clubes. Se está interessado em pertencer a esse quadro basta enviar email paraEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..Nós providenciaremos a sua formação para que possa começar de imediato a registar todas as jogadas do jogo de basquetebol

Log in