Oficial de Mesa

Oficial de Mesa

A função de Oficial de Mesa é de extrema importância no jogo de basquetebol. Existem 4 funções de Oficiais de Mesa, cada um grau de responsabilidade muito grande: Marcador, Marcador Auxiliar, Cronometrista e Operador de 24 seg.

 

Marcador:

compete ao marcador o preenchimento do boletim de jogo, anotando a marcha do marcador, faltas de cada jogador e registar as faltas ao longo do jogo.

Marcador Auxiliar:

Em algun jogos, nomeadamente Liga Masculina e jogos internacionais, é necessário a presença de um marcador auxiliar. Compete-lhe assistir o marcador e lançar as informações no marcador electrónico.

Cronometrista

Compete ao cronomestrita, arrancar ou parar o relógio do jogo conforme indicação dos árbitros

Operador de 24 segundos

É responsável pela contagem de tempo de ataque dos 24/14segundos que cada equipa tem para lançar ao cesto, de acordo com as regras oficiais.

 

Quero ser Oficial de Mesa. O que devo fazer?

A primeira coisa que deve fazer é contactar o Conselho de Arbitragem Distrital através do emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Você vai então ficar referenciado para a participação no curso de novos árbitros que anualmente se realizam no distrito de Braga. Estes cursos decorrem em 3 fases. A 1ª fase - Formação inicial - é normalmente realizada durante um fim de semana, e incluem sessões teóricas, práticas e físicas. Tudo o que precisas é de um apito, livro de regras e muita vontade em aprender. A 2ª fase, consiste em formação prática, dirigindo jogos dos campeonatos regionais, ao longo de cerca de 4/5 meses. A 3ª fase - Formação Final - é a avalição final do trabalho realizado anteriormente, com a realização de formação teórica, prática e física. Tal como na formação inicial esta formação também decorre durante um fim de semana.

Compete ao Conselho de Arbitragem Distrital a responsabilidade pela formação e acompanhamento/aconselhamento ao longo da carreira.

 

Quero obter mais informações

Para mais informações, contacta o Conselho de Arbitragem Distrital pelo emailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou a Associação de Basquetebol de Braga pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Log in